A II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional e o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade convocam pesquisadorxs, estudantes, técnicos, membros de movimentos sociais e demais interessados a sentir e pensar a interseccionalidade dos nossos corpos em contexto de luto e de luta.
A primeira edição da Jornada aconteceu em novembro de 2019 no Campus Belém do Instituto Federal do Pará e teve como tema Potências do corpo e mal-estar contemporâneo na Educação Profissional. Sob a coordenação da Profa. Natália Cavalcanti (IFPA/ProfEPT), o evento contou com a colaboração de outros pesquisadores e estudantes do GICEP - Grupos de Estudos e Pesquisas em Cultura, Educação e Política. Desde a primeira edição, figuram como apoiadores da atividade os Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPA) e em Educação (PPGEd/UFRN).
A II Jornada insere-se no contexto das atividades de um projeto de pesquisa interinstitucionaldesenvolvido por pesquisadores, estudantes, técnicos, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação do IFRN, do IFPE, do IFPA, da FPS, da Universidade de Montpellier (França) e da Universidade Jean-Monnet/Saint Étienne (França). Financiada pelo edital universal do CNPq e intitulada Corpo, gênero e sexualidade na Educação Profissional: cenários epistemológicos e subjetivos, a investigação explora lacunas do campo da Educação Profissional e Tecnológica. Tanto a produção do conhecimento da área sobre as temáticas em questão, quanto as práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições de formação profissional apontam para uma invisibilidade concernente às situações de vulnerabilidade e sofrimento envolvendo estudantes mulheres e/ou LGBT+.Disso decorre a relevância de pautarmos essa temática em tempos de pandemia, criando modos de resistir às tentativas de apagamento da memória desses sujeitos em luto e em luta.
O II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos e Diversidade, que teve sua primeira edição em 2018, no Campus Belém do IFPA, situa-se na continuidade do debate sobre a conquista e o reconhecimento de direitos, sobre o respeito às diversidades culturais, de gênero e etnicorraciais no âmbito do IFPA. O Colóquio também problematiza a fragilização da democracia no Brasil em contexto pandêmico e suas implicações para as populações mais vulneráveis, refletindo sobre o papel estratégico da formação de professores e da Educação Profissional e Tecnológica enquanto atores e espaço de resistência.
A segunda edição de ambos os eventos acontecerá completamente online e gratuita nos dias 19 e 20 de novembro de 2020.
PALESTRANTES:
Emanuelle Cortez (IFRN)
IFRN
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Psicologia Educacional. Especialização em Psicopedagogia. Mestrado em Sociologia da Educação e Políticas Educativas pela Universidade do Minho/Portugal.
Rossana Rameh-de-Albuquerque (IFPE/FPS)
IFPE/FPS
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1996); Mestrado em Saúde Coletiva pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (2008) e Doutorado pela Medicina Preventiva / Saúde Coletiva da UNIFESP (2017). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos em Álcool e Outras Drogas da Universidade Federal de Pernambuco (GEAD/UFPE) e é Psicóloga do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), atuando na DAE (Assistência Estudantil) na Reitoria como Psicóloga Sistêmica. É Professora da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), trabalhando diretamente com a atenção básica em saúde e a perspectiva da reinserção social dos grupos minoritários. Coordena o Projeto de Extensão chamado Cuidar de Si. Tem experiência em Tratamento e Prevenção ao uso de drogas, Saúde mental, Família e Educação Popular e Permanente em Saúde. É supervisora clínico-institucional / clínico -territorial e técnica de saúde mental e redução de danos. Associada a ABRAMD - Associação Brasileira Multiprofissional sobre Drogas, à ABRASCO - Associação de Saúde Coletiva e a ABRASME - Associação Brasileira de Saúde Mental. É Membro do CECAF - Centro de Estudos, Consultoria e Atendimento à Famílias.
Jaqueline Gomes de Jesus (IFRJ)
IFRJ
Professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ. Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília - UnB. Pós-Doutora pela Escola Superior de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas - CPDOC/FGV Rio. Pesquisadora-Líder do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (IFRJ). Pesquisa, leciona e publica nas áreas de saúde do trabalhador, gestão da diversidade, trabalho, identidade social e movimentos sociais, com ênfase em gênero e feminismo, orientação sexual e cor/raça. Assessora Técnica da Presidência da República (2011), atuou no Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Ministério do Planejamento (2008-2010), ocupou o cargo de Assessora de Diversidade e Apoio aos Cotistas e Coordenadora do Centro de Convivência Negra da UnB (2006-2008). Foi Conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (gestão 2013-2016). É investigadora da Rede de Antropologia Dos e Desde os Corpos, membro da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO, da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN e da Associação Brasileira de Psicologia Política - ABPP. Agraciada com o Prêmio Rio Sem Homofobia (2016) e com a Medalha Chiquinha Gonzaga (2017).
Verônica Cavalcante (UFPI)
UFPI
Doutora em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC (2003). Professora associada III do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí; Professora do Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí com a linha de pesquisa Gênero e Geração, Professora do Programa de Pós Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI com as linhas de pesquisa: Conservação e Proteção Ambiental e Arqueologia da Paisagem e Paleoambiente. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar sobre Corpo, Saúde e Emoções - CORPOSTRANS com as linhas de pesquisa: Prevenção ao Suicídio, Antropologia e Sociologia das Emoções e Antropologia e Arqueologia da Religião; sub-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criança, Adolescente e Jovem - NUPEC. Orienta e realiza pesquisas sobre: Religiões, Espiritualidade, Emoções, Gênero, Gerações, Racismo, Suicídio, Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial.
Bruna Cruz (IFPA)
IFPA
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Psicologia Clínica e Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPA e atualmente doutoranda do mesmo programa. Psicóloga educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém, atua na Assistência Estudantil e na equipe multiprofissional do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas. É também membro da Comissão de Permanência e Êxito do IFPA, no Campus Belém. Dedica-se à pesquisa sobre processos de medicalização da vida, práticas não medicalizantes e a interface entre Educação e Saúde. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva (GPEI - NAPNE/IFPA). Participa também dos grupos de pesquisa InquietAções e Transversalizando, ambos vinculados à UFPA. Atualmente colabora com o projeto de pesquisa "Práticas integrativas e complementares em saúde: uma pesquisa-intervenção em saúde mental em Belém", coordenado pela Prof.ª Drª. Maria Lúcia Chaves Lima (IFCH/UFPA).
Geórgia Sibele Nogueira da Silva (UFRN)
UFRN
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1990), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2006). É Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia/PPGPsi. Coordena o Mestrado Profissional em Saúde da Família no Nordeste- MPSF/RENASF - núcleo UFRN. Coordena o LETHS - UFRN (Laboratório de Estudos em Tanatologia e Humanização das práticas em Saúde), é Membro do NESC (Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva). Atua no campo da Saúde Coletiva e Psicologia, com os seguintes temas: Tanatologia (morte, luto, bioética, cuidados paliativos, família, profissionais de saúde), Espiritualidade; Educação Médica, Organização e Produção do Cuidado Humanizado em Saúde; Atenção Prímária/ESF (AIDS; Diversidade Sexual; Masculinidades; Juventudes e Vulnerabilidades), ancorada nos referenciais da Fenomenologia-Existencial, Hermenêutica e Abordagem Sistêmica da Família.
Bernardina Sousa (IFPE)
IFPE
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (1988), especialista em Sociologia (1988) especialista em História do Brasil (1990), mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente é docente do Instituto Federal de Pernambuco, professora do curso de Licenciatura em Música do Campus Belo Jardim; membro do Núcleo Docente Estruturante desse mesmo curso; Professora e membro da Comissão Acadêmica Local do Mestrado Profissional em Educação Profissional PROFEPT- IFPE; Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Música e do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Diversidade. Pesquisadora na área de Currículo e Cultura; Práticas Pedagógicas em Espaços educacionais Formais e não formais; Relações de Gênero e Educação; Inclusão e Diversidade em espaços formais e não formais de ensino em EPT. Membro do Grupo de Pesquisa DIPEM - Diálogos Intercontextuais: Psicologia Cultural, Educação e Educação Musical; e do grupo de pesquisa: Organização, memórias e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica.
Maria do Socorro da Silva (IFRN)
IFRN
Possui Mestrado em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2016). Servidora Pública Federal. Docente com atuação nas Licenciaturas no Campus Natal Central do IFRN. Tem experiência na área de Educação e Políticas Públicas, com ênfase nos temas de Gênero, Educação e Diversidade, Politicas de Formação Docente e de Trabalho. Atualmente é Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade-CNAT/IFRN, dos GT Identidade de Gênero e Orientação Sexual, Raça, Etnia e Trabalho Infantil e Educação do Sinasefe Natal e Integra a Escola Quilombo dos Palmares - EQUIP e a Rede de Educadores Populares do RN.Doutoranda em Trabajo Social pela Universidade Complutense de Madri- Espanha.
Raíssa de Almeida Pereira
Raíssa de Almeida Pereira, graduada em Pedagogia, especialização em psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade Vale do Acaraú, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. No mestrado desenvolveu pesquisa acerca da construção da identidade do negro na classe média e no doutorado elaborou um dispositivo psicopedagógico para trabalhar com jovens enlutados em virtude de uma morte violenta. Atualmente trabalha também na área se prevenção e posvenção de suicídio em parceria com o Instituto Bia Dote.
ORGANIZAÇÃO
COMISSÃO ORGANIZADORA
Avelino A. de Lima Neto (IFRN)
Conceição Rodrigues (IFPA)
Natália Cavalcanti (IFPA)
Rossana Rameh-de-Albuquerque (IFPE/FPS)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Ana Paula Palheta (IFPA)
Bárbara Casseb (IFPA)
Breno Alencar (IFPA)
Creusa Lélis (IFRN)
Flávio Ferreira (IFRN)
Francinaide Nascimento (IFRN)
Ilane Cavalcante (IFRN)
Katia Bárbara (IFPA)
Kirla Anderson (IFPA)
Paula Chaves (IFRN)
Priscila Magalhães (IFPA)
Rossana Rameh-de-Albuquerque (FPS)
Tiago Veloso (IFPA)
Thulho Siqueira (IFRN)
COMISSÃO DE SUPORTE TECNOLÓGICO
Alanderson Nascimento (Mestrando PPGEP/IFRN)
Antonio Leoni (Mestrando PPGEP/IFRN - Bolsista CAPES)
Daniel de Oliveira Quaresma (IFPE)
Marco Eugênio (IFPE)
Marlus Barbosa De Souza (IFPE)
Ana Liziane Araújo da Paz (UFRN)
COMISSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
Ana Costa (Mestranda PPGEd/UFRN)
Ana Kamily (Mestranda PPGEP/IFRN)
Carolina Xavier (Mestranda PPGEP/IFRN)
Larissa Souza (Mestranda PPGEP/IFRN - Bolsista CAPES)
Maria Clara do Nascimento (Iniciação Científica/IFRN - Bolsista CNPq)
Rhayara Lira (Mestranda PPGEP/IFRN)
Robério Maia (Mestrando PPGEd/UFRN - Bolsista CAPES)
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