Thiago Silva Prado thiago.silvaprado@hotmail.com Douglas Doranem douglasdoranem@gmail.com Resumo O ambiente corporativo costuma ser altamente diversificado, dependendo principalmente do tipo de empresa, região, missão e valores, dos fundadores e muitos outros aspectos. Nesse sentido, vale a pena destacar que, mediante a todos essas variáveis, ainda existe no cenário contemporâneo empresas muito conservadoras, as quais tendem a manifestar processos de gestão que extinguem e excluem pessoas LGBTQIA+. Sendo assim, busca-se neste estudo analisar a educação corporativa como uma alternativa de equalizar os processos organizacionais para que ocorra simultaneamente a gestão da diversidade de pessoal. Os procedimentos metodológicos envolvem pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória. Sobre a metodologia bibliográfica Gil (1996, p. 48) destaca que “é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituindo principalmente de livros e artigos científic...
• CORPOS AMERÍNDIOS: (TRANS)FORMAÇÕES HUMANAS, ALIANÇAS, E (R)EXISTÊNCIA • ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA RELAÇÃO DENTISTA-PACIENTE INDÍGENA: uma revisão integrativa • PERCURSO FORMATIVO DE PROFESSORAS INDÍGENAS: DAS ALDEIAS À UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA • POLÍTICAS COLONIAIS E VULNERABILIDADES DOS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS NO ENFRENTAMENTO A COVID 19 • VIOLÊNCIA NA HISTÓRIA DO BRASIL 'PANDÊMICO': QUE QUEIMA/DESMATA A NATUREZA E FERE OS POVOS INDÍGENAS - DO LUTO À LUTA • AÇÕES AFIRMATIVAS DE MATRICIAMENTO EM TERRITÓRIO TRADICIONAL: TRAÇANDO CAMINHOS PARA O CUIDADO INTERCULTURAL • FEMINISMO DECOLONIAL INDÍGENA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO PROFISSINAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA • O PROTAGONISMO FEMININO INDÍGENA NOS ESPAÇOS SOCIAIS • FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TERRAS INDÍGENAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERCULTURAL • “SER MULHER INDÍGENA”: GÊNERO E PODER NA LUTA DO POVO TENETEHAR- TEMBÉ PELO DIREITO AO TERRITÓRIO • EN...
Natasha Mendonça Nogueira Instituto Federal do Pará nogueira.natasha@hotmail.com Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti Instituto Federal do Pará natibarros1@yahoo.com.br Resumo O presente resumo tem como objetivo dar visibilidade às narrativas de estudantes LGBTQI+ no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), particularmente suas percepções e memórias sobre a vivência no ambiente escolar, apresentadas em curtas metragens que tematizaram os estereótipos, preconceitos e desafios enfrentados dentro do IFPA-Campus Belém. Metodologicamente, a primeira fase deste estudo foi baseada na escolha de um material audiovisual que consistiu em três curtas-metragens: “Histórias silenciadas: um debate sobre o território da transexualidade no IFPA Belém”; “Sexualidade e Estigmatização”; e “É proibido minissaias”, produzidos por estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do IFPA- Campus Belém no contexto da disciplina Ética e Cultura Profissional. Estes ...
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