RESUMO - MULHER, MÃE E PROFISSIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS DESAFIOS DA REINSERÇÃO DE MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO APÓS TER FILHOS

Beatriz Elisa de Moura Borba
Faculdade Pernambucana de Saúde

biamouraaborba@gmail.com

 

Nathalia da Silva Santos

Faculdade Pernambucana de Saúde

nathalia_sotnas@hotmail.com

 

Rossana Rameh de Albuquerque

Faculdade Pernambucana de Saúde

rorameh@fps.edu.br

 

 

 

Resumo 

Introdução: Os papéis atribuídos as mulheres na sociedade podem ser compreendidos a partir de uma construção social e cultural. Desta forma, esses padrões nos papéis femininos são modificáveis ao longo do tempo. A partir das transformações sociais e o advento do feminismo as mulheres têm se apropriado de papéis diferentes daqueles ditados anteriormente desprendendo-se da esfera privada para o ambiente social e público. A mulher, mãe e profissional tem uma jornada múltipla que encontra diversos desafios nesses processos. Evidencia-se que após ter filhos, a reinserção no mercado de trabalho para mulheres torna-se ainda mais difícil. Objetivo: Desta forma, dada a importância de ampliar o conhecimento sobre esta temática e a escassez de publicações sobre isto, este trabalho objetivou realizar uma revisão de literatura e tecer alguns comentários sobre essas construções e os desafios encontrados por mulheres nesse cenário. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura realizada a partir de consulta eletrônica ao banco de dados do Scientific Electronic Library Online (Scielo) utilizando das palavras-chaves abaixo e filtrando apenas publicações em português. Resultados e Discussão: Na revisão foram selecionados treze artigos de acordo com a metodologia. Em princípio os artigos selecionados seriam dos últimos cinco anos, porém, devido à escassez de publicações, o intervalo de tempo se estendeu para os últimos vinte anos. Notou-se questões relacionadas aos avanços e desafios das mulheres no mercado de trabalho após ter filhos, bem como se encontrou diferenças significativas entre mulheres brancas e negras, além de se evidenciar a importância de uma rede de apoio, sobretudo do pai, nesse contexto. Conclusão: Alguns avanços das mulheres nesse campo tornam-se notáveis, porém os desafios acabam se sobressaindo acarretando muitas vezes em limitações, sobretudo quando se tornam mães. Verifica-se a existência de desigualdade e segregação. Ressalta-se a necessidade de novos estudos sobre o tempo ampliando o conhecimento visto a quantidade escassa de artigos encontrados.

Palavras-chave: Mulheres. Mulher e Mãe. Mercado de Trabalho. Reinserção no Trabalho.

Comentários

  1. Os estudos sobre maternidade e trabalho constituem um campo de pesquisa em ampla ascensão principalmente na área das Ciências Sociais. Além do Scielo, recomendo a busca nos Anais de Encontros da ABA- Associação Brasileira de Antropologia e nos Anais do Fazendo Gênero. Recomendo a leitura do artigo "Ser mãe no mundo do trabalho: notas sobre os desafios da reinserção de mulheres no mercado de trabalho após a experiência de maternidade " de CAVALCANTI e Baía nos Anais do 13 Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natália! Muito obrigada pelas sugestões. As discussões acerca desta temática são de extrema importância para que as mulheres, mães e profissionais possam ter mais visibilidade e conquistem ainda mais espaço no mercado de trabalho.

      Excluir
  2. As mulheres grávidas ou que tenham filhos encontram muitas dificuldades para entrar no mercado de trabalho, o fato de serem vistas como pessoas que não terão o mesmo tempo ou disponibilidade que as outras, gerando uma falta de compreensão e oportunidade nos vários setores econômicos. Parabéns pelo trabalho, um tema pouco estudado, mas com um tema que necessita de visibilidade e pesquisa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS RESUMOS DO SIMPÓSIO TEMÁTICO 6: "MUNDO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E IDENTIDADE DE GÊNERO"

RESUMO - EMPREGADAS DOMÉSTICAS NAS PÁGINAS DE UM JORNAL POTIGUAR: UMA HISTÓRIA DA SUSPEIÇÃO

RESUMO - O “OLHAR” DE FUTURAS PROFESSORAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO SOBRE A DOCÊNCIA DE HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL