RESUMO - ESTUDO DE RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À ESTEREÓTIPOS

Ieda Fraga Santos
Instituto Federal de Sergipe

iedafragaufs@gmail.com

 

Elza Ferreira Santos

Instituto Federal de Sergipe

elza.ferreira@ifs.edu.br

 

 

Resumo 

Este trabalho deriva de estudos que envolvem Educação Profissional e Tecnológica e relações de gênero. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e participante que buscou compreender qual a percepção das/os estudantes do 2° ano do Ensino Médio Integrado em Eletrônica do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju quanto aos estereótipos e preconceitos de gênero que permeiam esse espaço escolar e como essas relações refletem no mundo do trabalho. Essa investigação se insere no grupo pesquisa Educação Profissional e Tecnológica do IFS e foi articulada durante o processo que culminou na dissertação desenvolvida no mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em 2019. Com o intuito de desenvolver estratégias de enfrentamento contra a desigualdade de gênero nas carreiras e nas profissões, apresentamos à comunidade acadêmica: CieM (Ciência e Mulheres), um jogo digital lúdico pedagógico; e o Caderno Pedagógico – “Mulheres entre Ciência e Arte”. A pesquisa contou com a participação de estudantes e docentes do segundo ano do ensino médio Integrado de Eletrônica do Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS). . Além disso, houve o apoio, por meio de uma bolsa, da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE). Propomos um diálogo entre as abordagens qualitativa e quantitativa; como método, fizemos uso da Pesquisa Participante; e as técnicas de coleta de dados utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica a observação participante, com anotações de caderno de campo e questionário. Os dados qualitativos foram analisados segundo a análise de conteúdo proposta por Bauer (2007) e Bardin (2011). Já a sistematização quantitativa dos dados foi feita por meio do programa Excel com a elaboração de tabelas que propiciaram sua análise. Os resultados demonstram que é preciso desconstruir estereótipos de gênero e quebrar com preconceitos que estão cristalizados na sociedade e são produzidos e reproduzidos nos diversos locais pedagógicos – dentre os quais, a família, a escola, a mídia e instituições sociais diversas. Espera-se que essas produções possam transmitir conhecimento em tomo das trajetórias das cientistas e artista bem como defender a formação pedagógica que priorize o respeito e a equidade de gênero.

Palavras-chave: Educação Profissional. Relações de Gênero. Equidade. Jogo digital. Caderno Pedagógico.

Comentários

  1. Primeiramente, gostaria de parabenizá-les pelo trabalho! Minha questão é sobre se foram desenvolvidas atividades com o CieM e o Caderno Pedagógico "Mulheres entre Ciência e Arte", caso a resposta seja afirmativa, como elas foram desenvolvidas?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, caro Elisson. Na etapa final da pesquisa apresentamos o jogo aos discentes e docentes. Durante uma aula de Língua Portuguesa, os alunos e alunas baixaram o game e todos jogaram online simultaneamente. Os/as estudantes mostraram-se surpresos com as narrativas e fizeram muitos questionamentos sobre a veracidade da história das personagens. O caderno pedagógico é fruto desses questionamentos. Pensamos, desenvolver o caderno pedagógico para sintetizar as narrativas.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Caso tenha curiosidade, convido-o a conhecer nossas produções. O jogo "CieM" está disponível para download na Playstore somente para Android através do link: https://play.google.com/store/apps/details?id=edu.ifs.ciem
    O caderno pedagógico "Mulheres entre Ciência e Arte" pode ser encontrado no link: http://www.ifs.edu.br/images/EDIFS/ebooks/2020/mulheres-entre-ciencia-e-arte.pdf
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS RESUMOS DO SIMPÓSIO TEMÁTICO 6: "MUNDO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E IDENTIDADE DE GÊNERO"

RESUMO - EMPREGADAS DOMÉSTICAS NAS PÁGINAS DE UM JORNAL POTIGUAR: UMA HISTÓRIA DA SUSPEIÇÃO

RESUMO - O “OLHAR” DE FUTURAS PROFESSORAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO SOBRE A DOCÊNCIA DE HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL