RESUMO - ESTADO DA ARTE SOBRE A POLÍTICA EDUCACIONAL PROFISSIONAL NA CIDADE FABRIL DE RIO TINTO-PB (1944-1984)


Alzenir Souza da Silva Universidade

Federal da Paraíba

alzennir.s@gmail.com

 

Maria Valdenice Resende Soares

Universidade Federal da Paraíba

maria.valdenice@academico.ufpb.br

 

 

Resumo 

A cidade fabril de Rio Tinto - Paraíba começou sua história antes mesmo do município ser emancipado (1956), com a chegada da família Lundgren. No ano de 1918 se inicia o projeto de criação da fábrica e paralelo a construção deste poderio econômico, a família Lundgren buscou independência para os seus negócios e obteve o consentimento do governo Camilo de Holanda (1916- 1920) para a isenção do imposto estadual por vinte e cinco anos, em compensação, a Companhia de Tecidos Rio Tinto - CTRT seria a responsável por prover, no lugar do Estado paraibano, assistência médica, segurança e educação. Nesse contexto em 1944 é instalada a Escola de Aprendizagem Coronel Frederico Lundgren - EACFL por intermédio do acordo de isenção entre SENAI/PB e CTRT. Esta instituição de Ensino Profissional funcionou até o ano de 1984. Todavia, o fim do referido acordo em que a EACFL era mantida excepcionalmente pela fábrica de tecidos ocorreu bem antes, em 1967. Embora, o ensino ofertado tenha por objetivo atender as camadas populares, o acesso a este ensino era muito restrito, destinada apenas aos filhos dos/ou indicados pelos operários. O objetivo deste artigo é mapear estudos acadêmicos que retratam a Política Educacional Profissional na cidade fabril de Rio Tinto - Pb, especificamente, da escola do SENAI (1944-1984). Como caminho metodológico utilizamos o Estado da Arte ou Estado do Conhecimento da produção acadêmica e para rastrear esses estudos optamos por pesquisar no repositório digital no catálogo de teses e dissertações da CAPES. Poucos trabalhos foram localizados em torno do Ensino Profissional desenvolvido pelo SENAI na cidade de Rio Tinto - Pb o que não ocorre com a produção escrita sobre a fábrica, entre estes um estudo sobre as mulheres operárias que até aponta indícios da vida delas no Ensino Profissional da EACFL. Mas, não se aprofunda. Neste sentido, concluímos que existe uma necessidade de ampliar os estudos acadêmicos (dissertações e teses) em torno deste objeto de estudo.

Palavras-chave: SENAI. Ensino Profissional. Rio Tinto/PB.


Comentários

  1. Sugiro a leitura de pesquisas com o mesmo tempo em outros espaços geográfico

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  2. Excelente tema e objeto de discussão. Sugiro a leitura do trabalho de Maria Ciavatta acerca desse tema.

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  3. Boa noite!
    Muito importante atentar para a necessidade em se estudar os desempenhos da atuação feminina no espaço amostral da sua pesquisa. Pensando conceitualmente a necessidade de embasar teoricamente a justificativa, sugiro o diálogo com as proposições da filósofa italiana Silvia Federici acerca do trabalho feminino.
    Rhayara Lira

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