RESUMO - AS SEXUALIDADES DISSIDENTES E A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Robério Nunes Maia
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

roberionunespsi@gmail.com

 

Ana Kamily de Souza Sampaio

Instituto Federal do Rio Grande do Norte

kamily.sampaio@ifrn.edu.br

 

Avelino Aldo de Lima Neto

Instituto Federal do Rio Grande do Norte

avelino.lima@ifrn.edu.br

 

 

Resumo 

O presente trabalho, de natureza teórica, é fruto de uma dissertação em processo de finalização no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e objetivou desvelar os lugares das sexualidades dissidentes na proposta pedagógica da Educação Profissional (EP). Para tanto, pretendeu-se perceber como o corpo e a sexualidade juvenis se situam no Projeto Pedagógico da Educação Profissional; problematizar as interfaces entre o currículo integrado e as demandas subjetivas relativas ao corpo e à sexualidade no contexto institucional; e, por fim, revelar as articulações existentes entre a formação humana integral preconizada pela Educação Profissional e as práticas de subjetivação referentes à sexualidade. O fenômeno em questão foi investigado à luz do referencial teórico dos estudos de gênero e sexualidade, em diálogo com teóricos da Educação Profissional. A abordagem metodológica da pesquisa é de qualitativa, de natureza exploratória. Nesse sentido, inicialmente, através de um estado da arte, identificamos lacunas existentes no campo epistemológico da Educação Profissional — a saber, a inexpressiva quantidade de estudos sobre corpo e sexualidade nessa modalidade educativa. Após esse momento, analisamos leis e documentos institucionais referentes à proposta pedagógica da Educação Profissional. Em seguida, identificamos a existência de situações de sofrimento vinculadas às questões de gênero e sexualidade recebidas pelos setores de Assistência Estudantil e de Psicologia do IFRN. Esses três movimentos prévios ajudaram-nos a compor o corpus da pesquisa, constituído de três filmes: Corpo Elétrico (2017); Ferrugem (2018); Moonlight: sob a luz do luar (2017). Como estratégia metodológica de ampliação dos olhares sobre o problema estudado, empregamos a Ficha de Análise Fílmica, debruçando-nos sobre as categorias de análise a seguir: corpo e educação; corpo e sexualidade; corpo e trabalho. O trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro, apresentamos por meio do estado da arte, as lacunas epistemológicas acerca do corpo e da sexualidade na EP; em seguida abrimos o debate teórico sobre o cinema na educação; por fim, resgatamos a sexualidade e o trabalho – categorias centrais da pesquisa – no cinema contemporâneo, a partir dos filmes supracitados, direcionando nosso olhar ao problema do estudo. No segundo capítulo, discutimos as (in)visibilidades do corpo e a sexualidade na EP, analisando criticamente os pressupostos da pedagogia histórico-crítica da EP e os modos como as sexualidades dissidentes se encontram no PPP da Educação Profissional. No terceiro capítulo, abordamos a formação humana integral e as sexualidades no currículo integrado do IFRN, fazendo emergir as práticas de subjetivação referentes à sexualidade, a partir dos currículos integrado e oculto, trazendo o Serviço de Psicologia como ator indispensável para a materialização da formação humana integral. A pesquisa contribuiu a identificar as lacunas existentes quanto as questões de corpo e sexualidade dissidentes no campo epistemológico da EP, bem como a identificar a ausência dessas questões no PPP do IFRN, integrando-o de maneira generalista dentro da categoria diversidade. Neste sentido, o Assistência Estudantil, apresenta-se como lugar privilegiado da escuta desses sujeitos, desvelando, inúmeros fazeres e práticas que integram as questões postas pelo currículo integrado, como pelo currículo oculto, chegando a lacunas não alcançadas pelo currículo formal.

Palavras-chave: Educação Profissional; Corpo; Sexualidades dissidentes; Cinema; Formação Humana Integral.

Comentários

  1. Que trabalho instigante! Os filmes estudados já são um belo convite à leitura.

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