RESUMO - AS SEXUALIDADES DISSIDENTES E A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Ana Kamily de Souza Sampaio
Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Avelino Aldo de Lima Neto
Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Resumo
O presente trabalho, de natureza teórica, é fruto de uma dissertação em processo de finalização no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e objetivou desvelar os lugares das sexualidades dissidentes na proposta pedagógica da Educação Profissional (EP). Para tanto, pretendeu-se perceber como o corpo e a sexualidade juvenis se situam no Projeto Pedagógico da Educação Profissional; problematizar as interfaces entre o currículo integrado e as demandas subjetivas relativas ao corpo e à sexualidade no contexto institucional; e, por fim, revelar as articulações existentes entre a formação humana integral preconizada pela Educação Profissional e as práticas de subjetivação referentes à sexualidade. O fenômeno em questão foi investigado à luz do referencial teórico dos estudos de gênero e sexualidade, em diálogo com teóricos da Educação Profissional. A abordagem metodológica da pesquisa é de qualitativa, de natureza exploratória. Nesse sentido, inicialmente, através de um estado da arte, identificamos lacunas existentes no campo epistemológico da Educação Profissional — a saber, a inexpressiva quantidade de estudos sobre corpo e sexualidade nessa modalidade educativa. Após esse momento, analisamos leis e documentos institucionais referentes à proposta pedagógica da Educação Profissional. Em seguida, identificamos a existência de situações de sofrimento vinculadas às questões de gênero e sexualidade recebidas pelos setores de Assistência Estudantil e de Psicologia do IFRN. Esses três movimentos prévios ajudaram-nos a compor o corpus da pesquisa, constituído de três filmes: Corpo Elétrico (2017); Ferrugem (2018); Moonlight: sob a luz do luar (2017). Como estratégia metodológica de ampliação dos olhares sobre o problema estudado, empregamos a Ficha de Análise Fílmica, debruçando-nos sobre as categorias de análise a seguir: corpo e educação; corpo e sexualidade; corpo e trabalho. O trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro, apresentamos por meio do estado da arte, as lacunas epistemológicas acerca do corpo e da sexualidade na EP; em seguida abrimos o debate teórico sobre o cinema na educação; por fim, resgatamos a sexualidade e o trabalho – categorias centrais da pesquisa – no cinema contemporâneo, a partir dos filmes supracitados, direcionando nosso olhar ao problema do estudo. No segundo capítulo, discutimos as (in)visibilidades do corpo e a sexualidade na EP, analisando criticamente os pressupostos da pedagogia histórico-crítica da EP e os modos como as sexualidades dissidentes se encontram no PPP da Educação Profissional. No terceiro capítulo, abordamos a formação humana integral e as sexualidades no currículo integrado do IFRN, fazendo emergir as práticas de subjetivação referentes à sexualidade, a partir dos currículos integrado e oculto, trazendo o Serviço de Psicologia como ator indispensável para a materialização da formação humana integral. A pesquisa contribuiu a identificar as lacunas existentes quanto as questões de corpo e sexualidade dissidentes no campo epistemológico da EP, bem como a identificar a ausência dessas questões no PPP do IFRN, integrando-o de maneira generalista dentro da categoria diversidade. Neste sentido, o Assistência Estudantil, apresenta-se como lugar privilegiado da escuta desses sujeitos, desvelando, inúmeros fazeres e práticas que integram as questões postas pelo currículo integrado, como pelo currículo oculto, chegando a lacunas não alcançadas pelo currículo formal.
Que trabalho instigante! Os filmes estudados já são um belo convite à leitura.
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