RESUMO - ENTRE SABERES E SIGNIFICADOS: CONSTRUINDO E RESSIGNIFICANDO SABERES E CONHECIMENTOS EM GÊNERO, ETNIA, RAÇA E SEXUALIDADE COM MULHERES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS DO RN

Autores(as)
José Mateus do Nascimento - mateus.ifrn@ifrn.edu.br. Professor permanente do Programa de Pós- Graduação da Educação profissional (PPGEP)do IFRN. Vice-Líder do Negedi-IFRN.
Josemeire Bezerra Marques - meirebmarques@hotmail.com. Licencianda em Geografia do CNAT/IFRN. Integrante do Negedi IFRN. 
Maria do Socorro da Silva - socorro.silva@ifrn.edu.br. Professora do IFRN. Líder do Negedi IFRN.
Meryane Costa de Oliveira - meryaneide@hotmail.com. Graduanda em Licenciatura do Campo Ledoc. Ciências Sociais e Humanas. IF Canguaretama. Integrante do Negedi IFRN

Resumo
O presente trabalho constituem-se um relato das experiências de ações sócio educativas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade – NEGÊDI, desde 2015, em formato de projeto de extensão, com mulheres das comunidades indigena do Catu dos Eleotérios nos municípios de Goianinha e Canguaretama e mulheres quilombola de Acauã no município de Poço Branco ambas no RN, que tem como objetivo oportunizar a formação crítica, política e cidadã, através da trocas de saberes, experiências e conhecimentos entre e com as participantes e os (as) integrantes do Negedi IFRN. O grupo participantes é constituído em média por 70 mulheres adultas, mães, negras, agricultoras, oriundas de um segmento vulnerável socialmente e beneficiárias de programas sociais, apresentando baixa escolarização. Os temas em debates, partem inicialmente do interesse das mulheres participantes, relacionadas a temática de gênero, etnia, raça, diversidade e direitos da mulher, definidos a partir de suas vivências e experiências do cotidiano, selecionados a cada encontro. A metodologia utilizou-se da revisão bibliográfica, da literatura da temática em estudo e da pesquisa de campo, com suporte da análise documental, desenvolvidas através de dinâmicas de dialogicidades nas roda de conversas, com enfoque nas pedagogia feminista e freiriana. Os resultados podem ser considerados através da participação, interesse e envolvimento das participantes no projeto e nas ações de extensão promovidas entre as participantes das comunidades envolvidas, o registro da assiduidade e engajamento das atividades e a confiança para a tomada das decisões no processo de empoderamento da mulher na comunidade. Como conclusão do estudo serão produzidos artigos acadêmicos e a produção de um livro com a história das mulheres inseridas no projeto e a continuidade da ação extensionista das atividades realizadas com base em uma avaliação do alcance dos objetivos apresentados quanto a realização do projeto nas comunidades étnicas.
Palavras-chave: Etnia; Raça; Mulheres; NEGEDI; Diversidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS RESUMOS DO SIMPÓSIO TEMÁTICO 6: "MUNDO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E IDENTIDADE DE GÊNERO"

RESUMO - EMPREGADAS DOMÉSTICAS NAS PÁGINAS DE UM JORNAL POTIGUAR: UMA HISTÓRIA DA SUSPEIÇÃO

RESUMO - O “OLHAR” DE FUTURAS PROFESSORAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO SOBRE A DOCÊNCIA DE HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL