II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional e o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade

A II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional e o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade convocam pesquisadorxs, estudantes, técnicos, membros de movimentos sociais e demais interessados a sentir e pensar a interseccionalidade dos nossos corpos em contexto de luto e de luta.

A primeira edição da Jornada aconteceu em novembro de 2019 no Campus Belém do Instituto Federal do Pará e teve como tema Potências do corpo e mal-estar contemporâneo na Educação Profissional. Sob a coordenação da Profa. Natália Cavalcanti (IFPA/ProfEPT), o evento contou com a colaboração de outros pesquisadores e estudantes do GICEP - Grupos de Estudos e Pesquisas em Cultura, Educação e Política. Desde a primeira edição, figuram como apoiadores da atividade os Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPA) e em Educação (PPGEd/UFRN).

A II Jornada insere-se no contexto das atividades de um projeto de pesquisa interinstitucionaldesenvolvido por pesquisadores, estudantes, técnicos, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação do IFRN, do IFPE, do IFPA, da FPS, da Universidade de Montpellier (França) e da Universidade Jean-Monnet/Saint Étienne (França). Financiada pelo edital universal do CNPq e intitulada Corpo, gênero e sexualidade na Educação Profissional: cenários epistemológicos e subjetivos, a investigação explora lacunas do campo da Educação Profissional e Tecnológica. Tanto a produção do conhecimento da área sobre as temáticas em questão, quanto as práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições de formação profissional apontam para uma invisibilidade concernente às situações de vulnerabilidade e sofrimento envolvendo estudantes mulheres e/ou LGBT+.Disso decorre a relevância de pautarmos essa temática em tempos de pandemia, criando modos de resistir às tentativas de apagamento da memória desses sujeitos em luto e em luta.

O II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos e Diversidade, que teve sua primeira edição em 2018, no Campus Belém do IFPA, situa-se na continuidade do debate sobre a conquista e o reconhecimento de direitos, sobre o respeito às diversidades culturais, de gênero e etnicorraciais no âmbito do IFPA. O Colóquio também problematiza a fragilização da democracia no Brasil em contexto pandêmico e suas implicações para as populações mais vulneráveis, refletindo sobre o papel estratégico da formação de professores e da Educação Profissional e Tecnológica enquanto atores e espaço de resistência.

Os eventos ocorrerão concomitantemente nos dias 19 e 20 de novembro de 2020, inteiramente on-line, gratuitos, acessíveis em LIBRAS e com certificação. Faça sua inscrição clicando aqui.

Quer apresentar sua pesquisa? Teremos seis Simpósios Temáticos (ST) dedicados à discussão de trabalhos em curso ou finalizados, clique aqui e saiba como submeter seu trabalho.

Em breve todos os resumos aprovados estarão disponíveis para leitura e discussão assíncronas (através dos comentários) aqui no blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS RESUMOS DO SIMPÓSIO TEMÁTICO 6: "MUNDO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E IDENTIDADE DE GÊNERO"

RESUMO - EMPREGADAS DOMÉSTICAS NAS PÁGINAS DE UM JORNAL POTIGUAR: UMA HISTÓRIA DA SUSPEIÇÃO

RESUMO - O “OLHAR” DE FUTURAS PROFESSORAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO SOBRE A DOCÊNCIA DE HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL