RESUMO - O CORPO E A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

 

Ana Kamily de Souza Sampaio

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

kamily.sampaio@ifrn.edu.br

 

Robério Nunes Maia

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

roberionunespsi@gmail.com

 

Avelino Aldo de Lima Neto

Instituto Federal do Rio Grande do Norte

ave.neto@gmail.com

 

 

Resumo 

O presente estudo teve o objetivo de identificar as relações entre as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da Educação Física do Ensino Médio Integrado e a formação humana integral pressuposta pela Educação Profissional. Para tanto, apresentamos as relações entre o corpo e a formação humana integral, a partir do olhar sobre as práticas pedagógicas, em três etapas. Inicialmente, discutimos sobre as práticas pedagógicas no currículo integrado da Educação Profissional. Em seguida, no sentido de localizar o corpo na formação humana integral no âmbito do IFRN, optamos por realizar uma análise do Volume V do Projeto Político-Pedagógico do IFRN (PPP/IFRN), documento no qual são apresentadas as Propostas de Trabalho das Disciplinas nos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado Regulares – PTDEM (IFRN, 2012b). Por fim, na tentativa de desvelar os saberes e fazeres para o desenvolvimento da formação integral por meio das relações entre o corpo e as práticas pedagógicas de Educação Física no IFRN, analisamos alguns estudos que abordam as práticas pedagógicas de Educação Física na Educação Profissional. No campo metodológico, o estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica com abordagem de natureza qualitativa, realizada por meio de Análise de Conteúdo. Os resultados alcançados apontam que, embora muito se fale sobre politecnia pelos principais estudiosos das práticas pedagógicas da Educação Profissional, não é possível observar de forma clara o reconhecimento do corpo no processo de formação humana integral. Identificamos também que, apesar dos documentos norteadores da Educação Profissional no Brasil e no IFRN adotarem a formação humana integral como um de seus princípio norteadores, de modo geral, o corpo não está presente nas práticas pedagógicas da maioria dos componentes curriculares da instituição, sendo tímida ou superficialmente considerado nos componentes Arte, Filosofia e Biologia, e mais profundamente discutido apenas no documento referente à Educação Física. Além do mais, percebemos que já existe um esforço de outros pesquisadores de visibilizar o corpo na Educação Profissional a partir de um olhar da Educação Física. Concluímos que, de modo geral, a formação omnilateral proposta pelo PPP/IFRN não é completamente abarcada pelo corpo docente das diferentes áreas de ensino da instituição, salvo as exceções já citadas e especialmente a área de Educação Física. Além disso, sem negar a riqueza do campo teórico do materialismo histórico- dialético, destacamos a prevalência de distintos e ricos recortes teóricos com perspectivas que diferem dessa concepção filosófica, o que aponta para outros domínios teóricos cujas contribuições também podem enriquecer a reflexão sobre as Práticas Pedagógicas na Educação Profissional.

Palavras-chave: Corpo. Formação Humana Integral. Práticas Pedagógicas. Educação Profissional.

Comentários

  1. A discussão sobre a presença do tema corpo no currículo da EP, em particular no IFRN, aponta para a necessária revisão dos currículos e, sobretudo, formação continuada docente em consonância com o que recomendam as concepções institucionais, sem restrição a somente uma discipina, como fica evidenciado na pesquisa.

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    1. Verdade, especialmente considerando que os documentos norteadores da EP e especificamente do IFRN direcionam para a formação humana integral, que permite pensar a educação do ser humano em sua omnilateralidade, que inclui, evidentemente, o corpo em sua polissemia.

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  2. A pormenorização do corpo pela educação acarreta consequências muitas vezes irreversíveis para a composição existencial dos indivíduos em suas particularidades. Muito necessária a a sugestão implícita de uma abordagem interdisciplinar do corpo em suas possibilidades e a consequente necessidade de adequação dos documentos normativos a esse respeito. Parabéns pela iniciativa!
    Rhayara Lira

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    1. Obrigada! É realmente necessário refletir e discutir sobre a invisibilidade do corpo na Educação Profissional, que pode e deve ser sanada mediante uma educação pautada na interdisciplinaridade e formação integral.

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