RESUMO - “MULHERES SELVAGENS”: REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE SOFRIMENTO DE ESTUDANTES CAMPESINAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Maria Clara do Nascimento
Instituto do Rio Grande do Norte

nascimento.clara@academico.ifrn.edu.br

 

Avelino Aldo de Lima Neto

Instituto do Rio Grande do Norte

avelino.lima@ifrn.edu.br

 

 

Resumo 

Este resumo apresenta o desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências Humanas e Sociais. A investigação em questão é um recorte do projeto de pesquisa Corpo, gênero e sexualidade na Educação Profissional: cenários epistemológicos e subjetivos (CNPq). Essa investigação afirma existirem poucas pesquisas acerca de experiências de sofrimento ligadas às questões de gênero, do corpo ou da sexualidade na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). No presente trabalho, objetiva-se compreender como as estudantes de Ensino Médio Integrado do IFRN/Campus Canguaretama experienciam sofrimentos relativos às questões de gênero. Para desenvolvimento e execução da pesquisa, foi empregada metodologia de natureza qualitativa. Enquanto estratégias de construção de dados, foram realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas, interpretadas a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa se organizou em três fases: na primeira, foi realizado o estado da arte e revisão de literatura, processo feito através da verificação de trabalhos de cunho semelhantes. Na segunda fase, momento em que a investigação se encontra atualmente, procedeu-se à realização de entrevistas online através do WhatsApp e Skype. Após a transcrição das falas, recorremos aos procedimentos da ATD e chegamos a três categorias principais: As violências na relação com o corpo; A sociabilidade juvenil e a percepção de si e o processo de autoconhecimento e o empoderamento juvenil. Pretende-se ao fim da pesquisa obter uma compreensão sobre esses sujeitos de modo que possam ser propostas políticas institucionais aptas a dar suporte a jovens mulheres campesinas que experienciam sofrimento na EPT, bem como contribuir para o campo epistemológico em questão.

Palavras-chave: Gênero, Juventudes do campo, Sofrimento, Ensino Médio Integrado, Corpo.

Comentários

  1. Primeiramente, gostaria de parabenizá-les pelo trabalho! Minha questão é sobre como a dicotomia Campo x Cidade se relaciona com as questões de corpo, gênero e sexualidade presentes na Educação Profissional?

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  2. Boa tarde, Elisson.
    Não trabalhamos com a dicotomia em si porque para isso seria necessário distinguir rural e urbano. No entanto, essa discussão pode ser refletida indiretamente ao tratar das juventudes do campo, visto que essa categoria tem sua especificidades. E como tal, a juventude como qualquer outra fase da vida humana se materializa no corpo, abrindo possibilidade para explorarmos.

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