RESUMO - LINGUAGEM E DISCURSO: A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, APRENDIZAGENS E SABERES – NEGRAS (2015-2020)

Ady Canário de Souza Estevão

Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA

adycanário@ufersa.edu.br

 

Auristela Crisanto da Cunha

Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA

auristela@ufersa.edu.br

 

 

Resumo 

Este trabalho tem por objetivo socializar a experiência do Núcleo de Estudos de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Aprendizagens e Saberes (NEGRAS), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus sede Mossoró, entidade autônoma, de caráter social e educativo, composto por estudantes, professores da universidade e escolas e outras pessoas interessadas na temática da diversidade. Intenta-se fazer um balanço das atividades realizadas pelo Núcleo entre 2015-2020, no que se refere à formação, pesquisa e extensão referentes às mulheres negras na universidade e em diálogo com as comunidades. Adotamos os pressupostos teórico e metodológicos do Estudos da Linguagem e da Educação, especialmente da Análise do Discurso (AD) em Michel Pêcheux e Michel Foucault, dos estudos das relações étnico-raciais em Nilma Lino Gomes e de letramentos de (re)existência em Ana Lúcia Silva Souza, entre outros autores/as que discutem as práticas sociais antirracistas. Dentro de uma abordagem interpretativa e qualitativa, no viés discursivo, os resultados apontam para o empoderamento feminino negro e iniciação de comunidades populares no ensino, pesquisa e extensão, sobretudo de mulheres negras, a partir do curso de graduação da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, quilombolas, do campo, da periferia, assentadas da reforma agrária, em todas as duas diversidades. Concluímos que, a experiência do NEGRAS vem contribuindo para a construção de projetos em prol da promoção da equidade racial para a população negra, bem como a educação das relações étnico-raciais.

Palavras-chave: Linguagem; Discurso; Educação; Mulheres Negras.

Comentários

  1. Primeiramente, gostaria de parabenizá-les pelo trabalho! Minha questão é sobre quais foram/são os obstáculos para a implementação e consolidação do NEGRAS na UFERSA e como é a relação do núcleo com a comunidade externa à universidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS RESUMOS DO SIMPÓSIO TEMÁTICO 6: "MUNDO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E IDENTIDADE DE GÊNERO"

RESUMO - EMPREGADAS DOMÉSTICAS NAS PÁGINAS DE UM JORNAL POTIGUAR: UMA HISTÓRIA DA SUSPEIÇÃO

RESUMO - O “OLHAR” DE FUTURAS PROFESSORAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO SOBRE A DOCÊNCIA DE HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL