RESUMO - FORMAR PARA O CUIDADO: A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL E O ENSINO INTEGRADO EM SAÚDE

Larissa Maia de Souza
Instituto Federal do Rio Grande do Norte

larissamaiadesouza@bol.com.br

 

Maria Carolina Xavier da Costa

Instituto Federal do Rio Grande do Norte

c.xavier@escolar.ifrn.edu.br

 

Ana Cristina Santos Costa

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

acristinasc@gmail.com

 

Avelino Aldo de Lima Neto

Instituto Federal do Rio Grande do Norte

ave.neto@gmail.com

 

 

Resumo 

O presente resumo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN). Esta se insere em um projeto mais amplo, financiado pelo CNPq e intitulado “Corpo, gênero e sexualidade na Educação Profissional: cenários epistemológicos e subjetivos”. Atrela-se também aos estudos do grupo de pesquisa do Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq). A pesquisa objetiva fazer uma discussão breve a respeito da formação humana integral e ensino integral em saúde, destacando sua importância na formação profissional das técnicas de enfermagem na Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN), instituição que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Considera-se a Enfermagem como uma área do conhecimento, mas também como uma profissão intimamente ligada à noção de cuidado, pois lida diretamente com o corpo, o envelhecimento, a doença e a morte do paciente. Embora essencial ao exercício da profissão, os conhecimentos técnicos não são suficientes para uma assistência qualificada, portanto é necessário estruturar práticas pedagógicas que promovam o cuidado humanizado, e rompam com o modelo biomédico hegemônico, priorizando a integralidade do ensino. No debate sobre ensino integral, as relações entre práticas pedagógicas e a formação humana integral têm colocado o indivíduo no centro do processo educativo. Trata-se de uma concepção de ensino em que pensar e fazer se encontram integrados na aprendizagem de qualquer disciplina. Para a enfermagem isso envolve a ampliação da dimensão cuidadora, ou seja, produzir uma técnica sem desviar o olhar da subjetividade de cada indivíduo. Nesse sentido, o ensino integrado em saúde deve se contrapor a mera operacionalidade. Para superar esse tecnicismo, Araújo (2014) defende o ensino integrado como projeto pedagógico comprometido com o desenvolvimento de ações formativas integradoras capazes de promover a autonomia e ampliar os horizontes dos sujeitos das práticas pedagógicas, professores e alunos, principalmente. Além disso, atentamos para a necessidade de problematizar, no interior da EPT enquanto campo epistêmico e modalidade educativa, os processos que naturalizam o cuidado enquanto prática vinculada às mulheres, colaborando para a manutenção de relações desiguais entre os gêneros. Empregou-se metodologia de abordagem qualitativa e exploratória com o intuito de proporcionar uma maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito e descrever as características do grupo a ser estudado. O referencial teórico se concentrará na literatura acerca dos estudos de gênero, em diálogo constante com teóricos da Educação Profissional e como resultado, espera-se problematizar o trabalho do cuidado e considerar a onilateralidade na Educação Profissional em Saúde, levando em conta as relações de gênero.

Palavras-chave: Cuidado. Enfermagem. Ensino Integrado. Gênero.

Comentários

  1. Olá, um tema de pesquisa de extrema importância. Trabalho com integralidade do cuidado, formação profissional e educação permanente em saúde, os problemas acima citados são presentes em diversos cursos, alguns até mais evidentes que outros.
    Diria que enfermagem carrega um estigma de proporcionar o "cuidado" de forma mais completa entre os outros profissionais, certamente associado ao número de mulheres que exercem a profissão e aparentam naturalmente possuir essa capacidade de "cuidar de todos". Enfim, um breve comentário para parabenizar sobre o trabalho, e adoraria compartilhar experiências de pesquisa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS RESUMOS DO SIMPÓSIO TEMÁTICO 6: "MUNDO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E IDENTIDADE DE GÊNERO"

RESUMO - EMPREGADAS DOMÉSTICAS NAS PÁGINAS DE UM JORNAL POTIGUAR: UMA HISTÓRIA DA SUSPEIÇÃO

RESUMO - O “OLHAR” DE FUTURAS PROFESSORAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO SOBRE A DOCÊNCIA DE HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL