RESUMO - FERIDAS NA MEMÓRIA, RELATOS DE ESTIGMATIZAÇÃO HETERONORMATIVAS NO AMAPÁ

Josean Ricardo de Souza e Silva

joseanricardo@gmail.com

 

 

Resumo 

Este trabalho trata de um ensaio que faz parte de uma pesquisa mais ampla realizada no Mestrado Profissional em Ensino de História, o PROFHISTÓRIA, na Universidafe Federal do Amapá, defendida em 2018. As feridas causadas aqueles e aquelas percebidas fora da heteronormatividade na cultura escolar, permanecem abertas, são memórias muito dolorosas, de difícil acesso, mas que se mantém no tempo tanto para quem as viveu quanto para quem as vive, porque o silenciamento contínuo dessas vozes promove a permanência no tempo de práticas violentamente discriminatórias contra quem é percebido fora das normas em relação aos gêneros e sexualidades. O objetivo é pensar e promover outras práticas na educação básica e profissional. A metodologia análise das possibilidades de apreensão dessas feridas nas memórias, com o uso de referenciaos teóricos da história oral. Objetivando promover análises destas memórias para práticas verdadeiramente inclusivas. O principal conteúdo são as memórias daqueles e daquelas que viveram processos de estigmatização na cultura escolar que impactaram na formação profissional destas pessoas.

Palavras-chave: Memória. Estigmatização. heteronormatividade. Cultura Escolar.

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