RESUMO - DIFUNDINDO O IDEAL, MARGINALIZANDO O REAL: MULHERES EM PROPAGANDAS DE JORNAIS NA METADE DO SÉCULO XX

Giceli de Souza Silva
Instituto Federal do Rio Grande do Norte

gicelisouza93@gmail.com

 

Maria Wiedelania Ferreira de Lima

Instituto Federal do Rio Grande do Norte

wildelania@hotmail.com 

 

Ana Cristina Pereira Lima

Instituto Federal do Rio Grande do Norte

cristina.lima@ifrn.edu.br

 

 

Resumo 

Este trabalho se propõe a observar de que forma a imagem da mulher burguesa foi sendo construída e divulgada como padrão social de referência para outras mulheres na imprensa potiguar na metade do século XX. Partindo de uma pesquisa inicial na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, localizamos os jornais O Poti e Diário de Natal, principais veículos da imprensa escrita natalense nas décadas de 1950-1960. Em tais jornais, investigamos como as mulheres foram representadas nos artigos de opinião, nas notícias e anúncios, buscando identificar os possíveis objetivos/ interesses políticos, sociais ou partidários que estavam associados à imagem da mulher e como sua presença fora requerida e propagada nessas páginas. Nos jornais, analisamos mais detidamente a parte endereçada ao público feminino: o “Suplemento Feminino” – organizado pelo grupo editor do jornal Diário de Natal e republicado no jornal O Poti – que circulava semanalmente. Nesse caderno extra, eram publicadas receitas, modelos de roupas, dicas de costura, além de conter uma seção de literatura voltada às mulheres. Preenchido de anúncios de roupas, produtos de beleza e/ou utensílios domésticos, esse caderno fazia circular conselhos para mulheres casadas, donas de casa e mães. Através de estudos sobre a história das mulheres, sobre as tensões inseridas nas relações de gênero e nas desigualdades sociais, é possível fazer a leitura dessas publicações a fim de entender quais condutas eram forjadas para definir o lugar e o espaço feminino na época. É importante também verificar como a imprensa contribuía para circular padrões de beleza e de consumo. A abordagem sobre esse tema sugere a importância de estudar as relações de gênero, destacando a fabricação da mulher ideal e, nesse mesmo processo, impondo comportamentos que desconsideravam a vida das mulheres pobres, seus trabalhos e suas experiências. A pesquisa está em andamento e faz parte do projeto “Mulheres e Famílias na imprensa potiguar em meados do século XX: alteridades e (in)visibilidades”, desenvolvido no IFRN/Canguaretama.

Palavras-chave: Mulheres. Imprensa. Propaganda.

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