RESUMO - DIÁLOGOS (IN) FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE - A EXPERIÊNCIA NO NEGEDI IFRN NA PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA

Maria do Socorro da Silva
Instituto Federal do Rio Grande do Norte

socorro.silva@ifrn.edu.br

 

Isabela Ludimila de Oliveira Bezerra

Universidade Federal da Paraíba

 

Gabriely Nascimento Varela

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

gabriely-varela@hotmail.com

 

Maria Almeriza e Silva

Instituto Federal do Rio Grande do Norte

marizasilva673@gmail.com

 

 

Resumo 

O Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Diversidade (NEGêDi), IFRN- CNAT, dedica-se às questões de gênero, raça, etnia e diversidade sexual e preocupa-se com a formação de sujeitos críticos e reflexivos nas temáticas de estudos do Núcleo, atuando de forma teórica e prática nos espaços acadêmicos e fora dele. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar um relato de experiência de um curso promovido pelo Negedi IFRN, desde 2013, denominado Formação de Multiplicadores nas temáticas de Educação, Gênero e Diversidade. A experiência do curso em suas diversas realizações, contou com a média de 45 participantes, formando um total de 30 cursistas. O curso teve como proposta capacitar profissionais e interessados para atuarem nas temáticas de gênero, raça, etnia e diversidade sexual, conforme seus espaços educativos, no entanto, para além de capacitar, objetivamos formar o/a participante como sujeito/a multiplicador/a das temáticas discutidas durante o curso, visto que, compreendemos que formações desta natureza temática tem o propósito de somar na construção de um novo cenário social. A metodologia utilizada teve como aporte teórico a revisão bibliográfica, a literatura na temática de estudo e a análise documental, com enfoque na pedagogia feminista e freiriana. O curso foi desenvolvido em módulos temáticos, em formato de Roda de Conversas e elaboração de um produto de intervenção pedagógica que resultasse na compreensão dos estudos desenvolvidos, estas intervenções se deram em territórios indígenas e quilombolas. Os resultados constituíram-se em participação em eventos científicos e acadêmicos dos envolvidos, ingresso no núcleo de pesquisa e atuação qualificada em organizações e movimentos sociais em suas comunidades, construção de material científico como a cartilha, que debate sobre as questões de gênero. O curso é ofertado em modalidade de extensão a cada 02 anos e será objeto de análise quanto a sua eficiência efetividade e alcance de seus resultados através de projeto de pesquisa, envolvendo seus participantes na sua totalidade no ano de 2021.

Palavras-chave: Educação. Gênero. Formação de multiplicadores. NEGEDI. Diversidade.

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