RESUMO - CURRÍCULO, GÊNERO E ESCOLA: A CONSTRUÇÃO DAS MASCULINIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Marie Luce Tavares
Instituto Federal de Minas Gerais

marie.tavares@ifmg.edu.br

 

Adriano Gonçalves da Silva

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

adriano@curvelo.cefetmg.br

 

Adilson Ribeiro de Oliveira

Instituto Federal de Minas Gerais

adilson.ribeiro@ifmg.edu.br

 

Arthur Cardoso Lana

Instituto Federal de Minas Gerais

arthurc.lana412@gmail.com

 

Ulisses Expedito Pereira Teodoro das Dores

Instituto Federal de Minas Gerais

ulisses0@gmail.com

 

 

Resumo 

Falar sobre as masculinidades perpassa questões urgentes que nossa sociedade precisa endereçar, como, por exemplo, o modo como a construção social da(s) masculinidade(s) tem condicionado o percurso escolar dos jovens. A instituição escolar é estruturada em bases hierárquicas de poder, local onde jovens relacionam-se cotidianamente, as identidades são construídas, reforçadas e sedimentadas, notadamente a identidade de gênero. Nesse sentido, o presente trabalho busca analisar a construção sobre as masculinidades no discurso de jovens do Ensino Médio Integrado no contexto da Educação Profissional Técnica e Tecnológica, identificando o modo como interpretam, contestam e/ou negociam os valores da masculinidade hegemônica. Para tanto, nesta pesquisa junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (NEPGRES), buscamos suporte nos Estudos Culturais e nas Teorias Pós-Críticas na área da Educação, especificamente na discussão de currículo. O percurso metodológico compreende combinação da pesquisa bibliográfica e de campo, considerando a elaboração de narrativas de si a partir da produção de textos. Os jovens, em sua diversidade, estão, cada vez mais, transpondo os seus muros, trazendo suas experiências e novos desafios para o espaço escolar. Dentre eles, uma questão central passa a ser as transformações que vêm ocorrendo nas formas desses jovens se constituírem como estudantes. Compreendemos que os sujeitos têm identidades plurais, múltiplas; identidades que se transformam, que não são fixas ou permanentes, que podem, até mesmo, ser contraditórias. Neste sentido, enfatizamos que as construções acerca das masculinidades estão relacionadas às experiências de vida dos jovens, sendo imprescindível o diálogo e a participação ativa das/dos educadoras/es. Ademais, no que se refere às relações de gênero, a escola tem um enorme desafio pela frente.

Palavras-chave: Gênero; Masculinidades; Escola; Ensino Médio Integrado; Experiências.

Comentários

  1. Primeiramente, gostaria de parabenizá-les pelo trabalho! Minha questão é sobre como os jovens se relacionam com aqueles que apresentam uma masculinidade não hegemônica, ou seja, como as identidades e alteridades interagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Muito obrigado pela sua pergunta. Sou o Ulisses um dos integrantes do projeto acima. Colocando em um lugar pessoal, sendo uma pessoa que se enquadra na masculinidade não hegemônica, as reações de corpos exteriores sempre foi de choque, estranhamento e até repulsa, num primeiro momento, mas ao longo do tempo, com diálogos essa nuvem preconceituosa se dissipa, vendo que jovens no nosso contexto atual tendem a ter uma abertura maior a aprendizagem.
      Para um diálogo ou maiores duvidas, deixo meu e-mail de contato: ulissese0@gmail.com

      Excluir
  2. Boa tarde! Muito obrigado!
    O trabalho que estamos desenvolvendo se dá no contexto do IFMG - Campus Ouro Branco. Esse campus tem como característica a atuação de diversos coletivos de estudantes, muitas vezes também associados aos trabalhadores, que visam propiciar um ambiente mais saudável e seguro para todos, todas e todes, produzindo discussões e intervenções que envolvem, dentre outras, a temática do gênero. Nesse sentido, são comuns os relatos e experiências que revelam uma "diferença" entre o ambiente e a convivência da nossa instituição e de outras. Essa particularidade também é evidenciada ao pensarmos as masculinidades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS RESUMOS DO SIMPÓSIO TEMÁTICO 6: "MUNDO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E IDENTIDADE DE GÊNERO"

RESUMO - EMPREGADAS DOMÉSTICAS NAS PÁGINAS DE UM JORNAL POTIGUAR: UMA HISTÓRIA DA SUSPEIÇÃO

RESUMO - O “OLHAR” DE FUTURAS PROFESSORAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO SOBRE A DOCÊNCIA DE HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL