RESUMO - VIOLÊNCIA EM RELAÇÕES PATRIARCAIS DE SEXO EM MOSSORÓ/RN - ASSESSORIA JURIDICA POPULAR, TEATRO DO OPRIMIDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE EXTENSÃO “DESCONSTRUINDO AMÉLIA”

 

Ana Letícia de Oliveira Bezerra Fernandes

Universidade Federal Rural do Semiárido

leticiafernandes1277@gmail.com 

 

Ana Maria Bezerra Lucas 

Universidade Federal Rural do Semiárido

hannaire@ufersa.edu.br

 

Evillin Lissandra Cosme Santana

Universidade Federal Rural do Semiárido

evillinlissandra13@gmail.com. 

 

Vitor Carlos Nunes

Universidade Federal Rural do Semiárido

vitorcarlosnunes@hotmail.com

  

 

Resumo 

Este trabalho objetiva socializar a experiência do Programa de Extensão Desconstruindo Amélia: Teatro do Oprimido e assessoria jurídica popular no contexto de violência em relações patriarcais de sexo em Mossoró/RN, em andamento na UFERSA. Intenta-se relatar a atividade de assessoria psicossocial e jurídica da extensão popular na comarca de Mossoró/RN. O Programa tem o propósito de realizar o atendimento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que são atendidas no Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na comarca de Mossoró. Tem como fundamentação teórica e metodológica, a Educação Popular, tomando como referência Paulo Freire (1969; 1983; 1992) e o Teatro do Oprimido baseado na obra de Augusto Boal (1998). Para tanto, planejam-se as ações de prevenção à violência de gênero; acolhimento psicológico; assistência e assessoria sociojurídica, sobretudo na formação. Os resultados preliminares são positivos, devido a abordagem interdisciplinar das formações, que contam com a participação de profissionais especializados da área do serviço social e da psicologia, que, aliados aos profissionais do direito. Como conclusão, essa experiência vem colaborando para a iniciação extensionista de três estudantes da graduação em direito, demonstrando que a universidade pode, e deve, ser um espaço de construção de saberes, de conhecimentos capazes de transformar o meio social e a vida das pessoas. Também que, a Extensão Popular contribui para a discussão sobre denúncias de situações de injustiças e opressões, sobremaneira para formar profissionais engajados com as questões sociais.

Palavras-chave: Extensão popular. Violência Doméstica. Teatro do Oprimido. Assessoria Jurídica.

Comentários

  1. O teatro é uma arte potente para a expressão de sentimentos. Vocês também contam com arte-educadores ou atores no corpo interdisciplinar do programa?

    ResponderExcluir
  2. Muito feliz de ver que Evillin deu continuidade aos trabalhos com Teatro do Oprimido que iniciamos no IFRN Campus Mossoró, com o Grupo Andaluz de Teatro. Estarei no ST2 apresentando um trabalho sobre o nosso espetáculo de maior repercussão, o Fragmentos da Dor. Parabéns pelo trabalho de vocês! E por acreditarem no potencial transformador do teatro!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! Excelente trabalho!!
    Tem muito a contribuir para construção de uma sociedade inclusiva, pautada na equidade de direitos. Acredito no poder pedagógico do teatro como educação libertária.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS RESUMOS DO SIMPÓSIO TEMÁTICO 6: "MUNDO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E IDENTIDADE DE GÊNERO"

RESUMO - EMPREGADAS DOMÉSTICAS NAS PÁGINAS DE UM JORNAL POTIGUAR: UMA HISTÓRIA DA SUSPEIÇÃO

RESUMO - O “OLHAR” DE FUTURAS PROFESSORAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO SOBRE A DOCÊNCIA DE HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL