RESUMO - INSPIRAÇÃO NA ABORDAGEM DE PESQUISA E ENSINO SOCIOPOÉTICA: UM CAMINHO PARA EDUCAR E APRENDER COM OUTRAS, OUTROS E OUTRES

Waderson William Fidalgo de Sousa

Universidade Federal do Piauí

wandersonfidalgo33@gmail.com

 

 

 

Resumo 

O presente trabalho tem por objetivo mostrar a metodologia de pesquisa e ensino sociopoética, para que através dela docentes tenham uma inspiração e possam ter práticas educativas diferenciadas com respeito a heterogeneidade e promover um educar e aprender com a inter e transculturalidade. A metodologia de pesquisa e ensino utilizada foi criada pelo filósofo, pedagogo e francês Jacques Gauthier. A aplicação da sociopoética em pesquisas e no ensino devem ser norteadas por cinco orientações da abordagem: a primeira é sobre a formação de um grupo-pesquisador (participantes) e cada participante está ativo dentro da pesquisa e pode interferir no devir da pesquisa; a segunda é sobre a valorização das culturas dominadas e de resistência para que tenham-se maneiras de interpretar o mundo; a terceira é sobre a utilização do corpo inteiro, pois o corpo é uma fonte de conhecimento é quando relaxado os saberes recalcados são expressados; a quarta é sobre a produção de dados e às formas artísticas são valorizadas como a dança, teatro e arte, e a quinta é sobre a responsabilidade ética, política, noética e espiritual do grupo-pesquisador (GAUTHIER, 2020; 2010). Refletir sobre uma prática educativa com inspiração na metodologia sociopoética é pensar múltiplas formas de aprender, visto é a aprendizagem é sempre um encontro com o outro, com o diferente e assim têm-se possibilidades de aprender (GALLO, 2012). Em conformidade com o autor supracitado (2012, p. 02) “[...] este controle sobre o aprendizado, através do ensino, leva a uma homogeneização: o objetivo e que todos aprendam as mesmas coisas, da mesma maneira”. Diante disso, por meio da sociopoética docentes podem criar práticas educativas inventivas e por meio dessas práticas efetivar um processo de ensino e aprendizagem diferenciado. Docentes que se utilizam da abordagem sociopoética podem criar um diário de itinerância, para que haja uma auto-avaliação de seu processo de ensino e aprendizagem por parte do corpo discente e nesse diário cada discente pode propor desejos, críticas e sugestões. Recebendo essa avaliação cada docente ver as possíveis mudanças que poderá fazer em suas aulas, pois o aprendizado acontece, singularmente, com cada um e quando o docente tem uma escuta sensível está buscando novas formas de ensinar (GAUTHIER, 2010; GALLO; 2012). Infere-se, portanto, que através da abordagem sociopoética o processo de ensino e aprendizagem tornar-se coletivo. Além de coletivo tem-se uma valorização das diversidades e docentes que em sua prática pedagógica tem inspiração na sociopoética é um docente revolucionário.

Palavras-chave: Prática educativa. Metodologia de pesquisa sociopoética. formação humana.


Comentários

  1. Parabéns Wanderson de Sousa pelo trabalho. É de muita relevância a constituição do processo de construção do conhecimento a partir da valorização das atividades coletivas, da escuta, do processo reflexivo, promovendo a possibilidade de educar e aprender com a inter e transculturalidade. Tal prática, apresenta-se como transformadora para as/os professores e professoras que se apropriam dela. Gostaria de realizar uma provocação: essa metodologia poderia ser pensada para além da atividade docente, orientando-se para uma prática com a direção da escola e demais atores e atrizes que fazem parte dela? Tal provocação orienta-se para pensar a relevância da prática reflexiva, para além, das práticas das professoras e professores, que sozinhas/os poderão ter mais dificuldades na construção desse processo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRA OS RESUMOS DO SIMPÓSIO TEMÁTICO 6: "MUNDO DO TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E IDENTIDADE DE GÊNERO"

RESUMO - EMPREGADAS DOMÉSTICAS NAS PÁGINAS DE UM JORNAL POTIGUAR: UMA HISTÓRIA DA SUSPEIÇÃO

RESUMO - O “OLHAR” DE FUTURAS PROFESSORAS E PROFESSORES EM EXERCÍCIO SOBRE A DOCÊNCIA DE HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL