RESUMO - FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TERRAS INDÍGENAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERCULTURAL
Autores(as)
Bernard Guedes Dariva - bernard.dariva@gmail.com. Mestrando em educação pela
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Bolsista CAPES.
Bruno
Huffel de Lima - bhuffel@unochapeco.edu.br. Mestrando em Educação pela
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) Bolsista CAPES
Jailson Bonatti - jailson.1bio@gmail.com - Mestrando em Educação pela Universidade
Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) - Bolsista CAPES
Resumo
A presente escrita busca identificar quais os desafios enfrentados pelos docentes ao
trabalharem no curso de Licenciatura Intercultural indígena em uma Universidade
Comunitária do oeste de Santa Catarina. O estudo transcorreu a partir de pesquisa
documental, análise bibliográfica e entrevistas com questionários semiestruturados.
Foram entrevistados docentes que participaram do processo de formação do curso de
Licenciatura Intercultural indígena. Diante dos resultados ficou evidente a ausência de
capacitação prévia para os docentes atuarem no contexto de interculturalidade. Muitos
conhecimentos sobre a cultura e os saberes Kaingang foram construídos no decorrer do
curso por meio das vivências. As práticas pedagógicas interculturais não foram
amplamente planejadas e adaptadas de modo a valorizar a cultura e os saberes das
comunidades, de modo a permitir o diálogo entre as diferentes formas de saber. As
condições de infraestrutura e acesso a internet não foram consideradas no
planejamento inicial das aulas e precisaram ser contornadas ao longo do processo
formativo. Durante as entrevistas identificamos a presença de um discurso que, mesmo
de forma não intencionada, carrega aspectos da colonialidade. Por se tratar da primeira
experiência a ofertar uma formação nesta modalidade quase que integralmente em
terras indígenas na região e ainda pela falta de capacitação por parte dos docentes
entendemos que, apesar das dificuldades, as alternativas construídas buscaram a
viabilização de um ensino integrado com as comunidades Kaingang. Compreendemos
que para trabalhar com uma formação pautada em fundamentos interculturais e que
atenda às necessidades dos povos indígenas, se faz necessário avançar a dicotomia de
planejamento curricular e didático. Conhecer e compreender o contexto em que estes
estudantes se encontram possibilita a construção coletiva de alternativas que sirvam
como ferramentas de auxílio em busca de uma educação intercultural.
Palavras-chave: Interculturalidade. Povos indígenas. Colonialidade. Formação de professores.
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