RESUMO - FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TERRAS INDÍGENAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERCULTURAL

Autores(as)
Bernard Guedes Dariva - bernard.dariva@gmail.com. Mestrando em educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Bolsista CAPES.
Bruno Huffel de Lima - bhuffel@unochapeco.edu.br. Mestrando em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) Bolsista CAPES
Jailson Bonatti - jailson.1bio@gmail.com - Mestrando em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) - Bolsista CAPES

Resumo
A presente escrita busca identificar quais os desafios enfrentados pelos docentes ao trabalharem no curso de Licenciatura Intercultural indígena em uma Universidade Comunitária do oeste de Santa Catarina. O estudo transcorreu a partir de pesquisa documental, análise bibliográfica e entrevistas com questionários semiestruturados. Foram entrevistados docentes que participaram do processo de formação do curso de Licenciatura Intercultural indígena. Diante dos resultados ficou evidente a ausência de capacitação prévia para os docentes atuarem no contexto de interculturalidade. Muitos conhecimentos sobre a cultura e os saberes Kaingang foram construídos no decorrer do curso por meio das vivências. As práticas pedagógicas interculturais não foram amplamente planejadas e adaptadas de modo a valorizar a cultura e os saberes das comunidades, de modo a permitir o diálogo entre as diferentes formas de saber. As condições de infraestrutura e acesso a internet não foram consideradas no planejamento inicial das aulas e precisaram ser contornadas ao longo do processo formativo. Durante as entrevistas identificamos a presença de um discurso que, mesmo de forma não intencionada, carrega aspectos da colonialidade. Por se tratar da primeira experiência a ofertar uma formação nesta modalidade quase que integralmente em terras indígenas na região e ainda pela falta de capacitação por parte dos docentes entendemos que, apesar das dificuldades, as alternativas construídas buscaram a viabilização de um ensino integrado com as comunidades Kaingang. Compreendemos que para trabalhar com uma formação pautada em fundamentos interculturais e que atenda às necessidades dos povos indígenas, se faz necessário avançar a dicotomia de planejamento curricular e didático. Conhecer e compreender o contexto em que estes estudantes se encontram possibilita a construção coletiva de alternativas que sirvam como ferramentas de auxílio em busca de uma educação intercultural.

Palavras-chave: Interculturalidade. Povos indígenas. Colonialidade. Formação de professores.

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