RESUMO - FEMINISMO DECOLONIAL INDÍGENA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO PROFISSINAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA

Autores(as)
Claudionor Renato da Silva - rclaudionor@ufg.br (Universidade Federal de Jataí)

Resumo
O presente estudo pretende discorrer sobre o feminismo decolonial (FD), como teoria latino-americana e caribenha, para se pensar políticas para meninas e mulheres indígenas, em seu acesso, permanência e finalização em cursos na modalidade da formação Educacional Profissional e Tecnológica (EPT). A metodologia do estudo é bibliográfica, partindo da teoria do FD, historicidade e legislações da EPT e pesquisas publicadas em artigos que abordem a formação de mulheres indígenas na EPT brasileira. A problemática que orienta o estudo, parte da seguinte pergunta: quais os contributos do FD para o currículo da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, considerando a Lei 11.892/2008? Objetiva-se, apontar ausências, presenças, aproximações e distanciamentos entre o que preconiza o “feminismo decolonial indígena”, enquanto teoria e luta política, enquanto pressupostos e encaminhamentos. O resultado indica que para uma discussão sobre gênero (mulher indígena) na Educação Profissional brasileira, que fale sobre meninas e mulheres indígenas é imprescindível que, no mínimo, os povos e nações indígenas possam ser mencionados nos projetos dos cursos e a temática da formação, em seus componentes curriculares, subsidiados pela etnografia e a etnohistória indígena e, portanto, atrelem à formação profissional e tecnologóica, os temas indígenas e de gênero, portanto, que falem das meninas e mulheres indígenas. Conclui-se o presente estudo, que, em se tratando desta problemática, será preciso um olhar mais detalhado à política de instituição da Educação Profissional avançando para os Projetos Políticos de Cursos a fim de se diagnosticar, nem que seja, nas entrelinhas a presença destes elementos: referenciais do FD – um feminismo decolonial indígena – com foco nas meninas e mulheres. Será preciso ainda, investigações bibliográficas, em estudos já realizados, sobre o tema, em realidades locais de cada estado brasileiro e cada comunidade, povo e nação indígena para análises que possam identificar a perspectiva “feminista decolonial indígena”. Num estágio mais avançado e amplo de pesquisa, práticas investigativas etnográficas, biográficas com meninas e mulheres presentes nestes cursos de Educação Profissional e Tecnológica que aproxime a formação da realidade dos povos e nações indígenas brasileiros ao currículo formativo.

Palavras-chave: Feminismo decolonial indígena. Educação profissional. Currículo

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