RESUMO - CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

 

Rafael Nogueira Furtado

Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora

rnfurtado@yahoo.com.br

 

 

Resumo 

Resumo em português (contendo objetivo(s), metodologia, resultado(s) e conclusão do estudo) * A escola e as práticas educacionais desempenham um papel decisivo para o desenvolvimento humano. Por meio das relações estabelecidas no processo educativo, os indivíduos interiorizam elementos culturais que constituirão seu psiquismo, apropriando-se da experiência e valores humanos produzidos ao longo da história. Os processos educacionais nunca são neutros, mas sim ideológica e politicamente determinados. A educação atende a interesses políticos e econômicos dominantes, sendo palco de negociações entre diferentes grupos sociais. Práticas escolares são atravessadas por interesses de classe, pela lógica de acumulação do capital e ideologias dominantes, por vezes reproduzindo relações de exclusão e injustiças sociais. De modo a superar estas relações de exclusão, a Psicologia poderá contribuir para práticas inclusivas e de afirmação da diversidade na formação de professores da Educação Profissional. Para tanto, este trabalho propõe duas linhas principais de ação e reflexão. Por um lado, trata-se de questionar a lógica de mercado e neoliberal presente na educação e como esta lógica influência a compreensão e manejo das relações de ensino/aprendizagem. Michel Foucault destaca que, com a emergência do neoliberalismo, observamos a extrapolação da lógica econômica para diferentes esferas da atividade humana, como, por exemplo, as relações interpessoais, a cultura e, também, a educação. Por outro lado, a Psicologia poderá contribuir para a promoção da inclusão, primeiramente, ressaltando que indivíduos possuem características e necessidades de aprendizagem únicas e os sistemas educacionais devem levar em conta esta diversidade de características. Em seguida, cumpre destacar a importância do acesso à escola regular, para indivíduos com necessidades especiais de aprendizagem. A Psicologia pode instruir sobre o fato de que salas especiais acabam por segregar estes indivíduos e estimular atitudes de discriminação, quando o que se deseja é criar comunidades mais acolhedoras. Por fim, a Psicologia pode contribuir para a inclusão ao evidenciar que o desenvolvimento humano não pode ser pensado de forma dissociada de questões como: gênero, raça, etnia, orientação sexual, classe social. Questões que perfazem o cotidiano escolar e estão na base das contradições da realidade brasileira, afetando diretamente o desenvolvimento de indivíduos e coletividades. Palavras-chave em português

 

Palavras-chave: Inclusão; Diversidade; Psicologia; Desenvolvimento Humano; Educação Profissional.

Comentários

  1. Parabéns Rafael Furtado pelo trabalho desenvolvido. Pensar as práticas educacionais e formação de professoras e professores, precisa considerar, como apontado em seu trabalho, as perspectivas de ação e reflexão em que está o questionamento da lógica de mercado e neoliberal no campo educacional e a promoção da inclusão por meio das valorização das características e formas de aprendizado particulares e destaca a importância da escola regular, para indivíduos com necessidades especiais de aprendizagem. Nesse sentido, como a nova Política Nacional de Educação Especial, implementada pelo governo Bolsonaro neste ano, se relaciona com as questões vinculadas à educação como mercado e a valorização das formas particulares de ensino e aprendizagem?

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